Faculdade Bezerra de Araújo

CPA- Comissão Própria de Avaliação

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Bem-vindo!

Apresentação
De acordo com o artigo 11 da Lei 10.861/04, cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deve constituir a Comissão Própria de Avaliação – CPA. Suas atribuições contemplam a condução dos processos de avaliação interna da instituição, da sistematização e da prestação das informações, por meio de relatórios, à comunidade acadêmica – corpo docente, discente, técnico-administrativo e à comunidade. A CPA foi instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Seu objetivo é o de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes.

A CPA da Faculdade Bezerra de Araújo – FABA utiliza os instrumentos de avaliação (questionários) para avaliar a infraestrutura e a qualidade no atendimento do corpo docente e técnico-administrativo. As avaliações são realizadas a cada semestre e servem de parâmetros para estabelecer estratégias de melhoria no atendimento dos alunos e de toda a comunidade.

Autoavaliação

De acordo com o artigo 3 da Lei 10.861/04, a avaliação das instituições de educação superior deverá contemplar no seu processo avaliativo interno as seguintes dimensões:

I – A missão e o plano de desenvolvimento institucional;

II – A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

III – A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

IV – A comunicação com a sociedade;

V – As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

VI – Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

VII – Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

VIII – Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

IX – Políticas de atendimento aos estudantes;

X – Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

 

Componentes

Nivea Carla Tavares Barbosa
Tânia Lyrio
Angeli Espinha Cardoso
Dyanna Aparecida da Silva de Sousa
Fabiana Dias de Araújo
Fátima Costa Sarmento
Glauciene Pacífico Costa de Assumpção
Juliana Theophilo Teixeira
Paulo Murilo de Paiva

Melhorias consolidadas pela instituição

-Ampliação do espaço de convivência;
-Readequação das coordenações em salas ampliadas;
-Ampliação do corpo técnico administrativo;
-Adequação do espaço para alimentação (corpo técnico-administrativo);
-Intensificação da limpeza das instalações;
-Reposição contínua dos suprimentos e manutenção preventiva das instalações;
-Aquisição de novos livros;
-Solicitação da mudança do fluxo da rua Carius, junto à Prefeitura, para sentido único do trânsito;
-Solicitação de vagas regularizadas (sistema de vaga certa), junto à Prefeitura;
-Solicitação de vagas para portadores de necessidades especiais e idosos junto à Prefeitura;
-Sinalização viária para maior segurança dos alunos.

AVALIAÇÃO 2023 (Ano base: 2022.2)

CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO(%)

INTRODUÇÃO:
Atendendo ao que dispõe a Lei 10.861, de 4 de abril de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO,
constituiu a Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar informações ao
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É constituída por representantes dos corpos docente e discente dos cursos de graduação, técnico-administrativo
e representante da sociedade civil.
A CPA realiza periodicamente o processo de Avaliação Institucional buscando o aperfeiçoamento e a qualidade acadêmica da IES. (Ano base 2022 – 2º semestre)
OBJETIVO:
Monitorar continuamente o processo ensino-aprendizagem em todos os seus aspectos, a fim de prevenir situações que prejudiquem a qualidade do ensino e, consequentemente, as competências
dos discentes.

APRESENTAÇÃO DOS DADOS:

Fonte: Relatório de autoavaliação institucional – Ano base: 2022.2

ANÁLISE DOS DADOS:
30% do total de funcionários responderam o questionário. Os dados demonstraram as características específicas de cada setor avaliado. Desta forma, a CPA tem trabalhado com empenho no
sentido de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção da autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão. Os resultados obtidos nesse processo crítico
reflexivo foram integrados aos processos decisórios da IES, possibilitou o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo, bem como a melhoria da qualidade dos nossos serviços.

Comissão Própria de Avaliação – CPA

CORPO DOCENTE(%) GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, FARMÁCIA, NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA

INTRODUÇÃO:
Atendendo ao que dispõe a Lei 10.861, de 4 de abril de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO,
constituiu a Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar informações ao
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É constituída por representantes dos corpos docente e discente dos cursos de graduação, técnico-administrativo
e representante da sociedade civil.
A CPA realiza periodicamente o processo de Avaliação Institucional buscando o aperfeiçoamento e a qualidade acadêmica da IES. (Ano base 2022 – 2º semestre)
OBJETIVO:
Monitorar continuamente o processo ensino-aprendizagem em todos os seus aspectos, a fim de prevenir situações que prejudiquem a qualidade do ensino e, consequentemente, as competências
dos discentes.


APRESENTAÇÃO DOS DADOS:

Gráficos: Análise do desempenho da instituição em 2022.2 (%)

Fonte: Relatório de autoavaliação institucional – Ano base: 2022.2

ANÁLISE DOS DADOS:
75% do total de professores responderam o questionário. Os dados demonstraram as características específicas de cada setor avaliado. Desta forma, a CPA tem trabalhado com empenho no
sentido de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção da autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão. Os resultados obtidos nesse processo crítico
reflexivo foram integrados aos processos decisórios da IES, possibilitou o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo, bem como a melhoria da qualidade dos nossos serviços.


Comissão Própria de Avaliação – CPA

CORPO DISCENTE (%) GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, FARMÁCIA, NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA

INTRODUÇÃO:
Atendendo ao que dispõe a Lei 10.861, de 4 de abril de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO,
constituiu a Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar informações ao
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É constituída por representantes dos corpos docente e discente dos cursos de graduação, técnico-administrativo
e representante da sociedade civil.
A CPA realiza periodicamente o processo de Avaliação Institucional buscando o aperfeiçoamento e a qualidade acadêmica da IES. (Ano base 2022 – 2º semestre)
OBJETIVO:
Monitorar continuamente o processo ensino-aprendizagem em todos os seus aspectos, a fim de prevenir situações que prejudiquem a qualidade do ensino e, consequentemente, as competências
dos discentes.


APRESENTAÇÃO DOS DADOS:

ANÁLISE DOS DADOS:
44,5% do total de alunos responderam o questionário. Os dados demonstraram as características específicas de cada setor avaliado. Desta forma, a CPA tem trabalhado com empenho no sentido
de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção da autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão. Os resultados obtidos nesse processo crítico reflexivo
foram integrados aos processos decisórios da IES, possibilitou o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo, bem como a melhoria da qualidade dos nossos serviços.


Comissão Própria de Avaliação – CPA

Campo Grande

Rua Carius, 163

Tijuca – Polo

Rua Dona Delfina, 35

 

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