Você sabia que o Pilates é um importante aliado na prevenção e no tratamento das sequelas da COVID-19?

Além de todas as complicações que a COVID-19 pode proporcionar, muitos pacientes apresentam diversas sequelas, as mais comuns são:

· Fadiga;
· Disfunção cognitiva (“névoa do cérebro”);
· Dores musculares;
· Falta de ar;
· Problemas de tontura e equilíbrio;

As complicações no sistema respiratório são uma das principais sequelas deixadas. Por este motivo, atividades que exercitam a musculatura dos órgãos envolvidos na respiração são indicadas por profissionais da saúde para a recuperação dos pacientes

Por se tratar de uma atividade que trabalha corpo e mente de forma conjunta, o Pilates agrega qualidade de vida aos praticantes do método. Alguns estudos relatam que pacientes com estilo de vida saudável, como prática de exercício físico regular e boa alimentação, possuem em torno de 51% menos chances de internação durante infecção do Covid-19.

O Pilates, através da sua filosofia e dos exercícios respiratórios, consegue potencializar a capacidade de oxigenação do corpo, aumentando assim a capacidade respiratória e estimulando o nosso sistema imunológico.

A prática regular de atividade física proporciona:

· Diminuição da mortalidade por pneumonia e gripe;

· Melhorias na função cardiorrespiratória;

· Melhora a resposta à vacina;

A vantagem do Pilates diante outras atividades físicas para a recuperação de pacientes pós-Covid-19 é a questão do acompanhamento da respiração em cada movimento, a consciência corporal e o fato do Método treinar a concentração do indivíduo durante uma sessão bem realizada e devidamente acompanhada.

Fontes:

ALAVARCE, Felipe. “PILATES X COVID”. Revista Pilates, 2021.
Disponível em: https://revistapilates.com.br/covid-x-pilates

MAIA, Aline. “Como atuar com o método Pilates pós-COVID19?”. Blog Pilates, 2021.
Disponível em: https://blogpilates.com.br/pilates-pos-covid-19

VIEIRA, Isabelle; VASCONSELOS, Aisla. “Pilates auxilia na recuperação das sequelas respiratórias da COVID-19”. Infonet, 2021.
Disponível em: https://infonet.com.br/noticias/saude/pilates-auxilia-na-recuperacao-das-sequelas-respiratorias-da-covid-19

Home
WhatsApp
Graduação
Pós
Skip to content