Sobre o curso:

O curso de Pós-Graduação em Operação de Equipamentos em Radioterapia trata de aspectos necessários na formação de especialistas em radioterapia, atendendo às necessidades do mercado de trabalho, capacitando o aluno para o exercício das atividades essenciais antes, durante e pós tratamento terapêutico de pacientes. O profissional estará apto a realizar as mais versáteis atividades dentro do serviço de radioterapia, participando do planejamento de tratamentos com as técnicas mais modernas como IMRT e VMAT, nas tarefas de protocolos terapêuticos empregando radiação ionizante por braquiterapia e teleterapia, confecção de moldes e bem como capacitando à submeter-se ao certame anual da CNEN para credenciamento de Supervisores de Proteção Radiológica em Radioterapia.

O grupo de docentes é composto por profissionais de alta experiência clínica e acadêmica, tendo em seu time Mestres, Doutores e Especialista, o que permitiu um curso novo com conteúdo técnico-científico inovador e com o total 450h, voltadas para a atividade desse profissional no serviço e radioterapia.

Objetivo:

  • Proporcionar conhecimento da Radioterapia para trabalhar na área profissional como Operador de Radioterapia.
  • Realizar procedimentos de baixa e alta complexidade; assim como dominar tecnologias diversas e quaisquer terapias realizadas com radiações ionizantes, na prática de radioterapia;
  • Possibilitar uma abordagem ampla dos envolvendo delineamento dos órgãos de risco na tomografia computadorizada e planejamento de tratamentos com as técnicas mais modernas, Conformada, IMRT e VMAT.
  • Gerir, implementar e gerenciar o programa de garantia de qualidade nos serviços de radioterapia;

Público alvo:

Portadores de diploma de Graduação em Tecnólogo em Radiologia, Físicos e profissionais de área da Saúde e áreas afins.

Metodologia:

O curso será oferecido para turmas com no máximo de 30 alunos por turma. Para a realização das aulas os seguintes hardwares ou softwares e equipamentos serão usados:

1 – Data Show;
2 – Microcomputadores;
3 – Sistema de Planejamento;
4 – Acelerador linear;
5 – Sistema de Gerenciamento;

Para as atividades práticas supervisionadas em uso com acelerador linear, planejamento/gerenciamento do tratamento de pacientes, serão ministradas exclusivamente por físicos e profissionais altamente qualificados. Todas as práticas físicas ou clínicas obedecerão rigorosamente aos protocolos internacionais vigentes.

Matriz curricular:

Clique aqui e acesse.

Duração

15 meses

Modalidade

Presencial

Coordenação

Msc. Alexandre dos Santos Gomes, Dr. Juriaci Passos dos Reis Junior & Msc Samuel Queiroz Pelegrineli

Pós-Graduação

Veja os demais cursos de Pós-Graduação especialmente para você.

Graduação

Conheça os melhores cursos de Graduação na área da saúde.

Home
WhatsApp
Graduação
Vestibular
Skip to content