O curso de pós-graduação em Tomografia Computadorizada & Ressonância Magnética da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA) busca capacitar para o exercício seguro e avançado da realização de exames de imagem seccionais (com e sem radiações ionizantes), assim como seu controle de qualidade.

O profissional egresso é dotado de competências e habilidades para não apenas executar, mas gerenciar esse tipo de serviço, pautado nos mais difundidos protocolos internacionais de garantia da qualidade em radiodiagnóstico seccional.

  • Capacitar o profissional para o desenvolvimento de exames de tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) e técnicas híbridas que envolvam tais tecnologias diagnósticas (TCEFU/TC, TEP/RM, etc).
  • Desenvolver habilidades necessárias para o planejamento, configuração e utilização de protocolos de exame nas práticas abrangidas pelo curso;
  • Gerar profissionais que não apenas utilizem, mas desenvolvam técnicas, dispositivos e padrões inteligentes para a proteção radiológica e segurança magnética da equipe e do público, bem como a otimização possível ao paciente/cliente utilizador de seus serviços;
  • Multiplicar profissionais aptos a lidarem da maneira adequada com situações de emergências relacionadas a meios de contraste, compreendendo sua função na equipe multidisciplinar nestes tipos de intercorrências;
  • Capacitar para atuação no programa de garantia da qualidade (PGQ), bem como a concepção de instalações e ambientes para as práticas de ressonância magnética e tomografia computadorizada, desenvolvendo habilidades mais completas no campo da aplicação;
  • Proporcionar habilidades de gerência tecnológica e gestão em saúde associadas à área de diagnóstico por imagem, como auditoria interna para processos de acreditação, com ênfase em exames seccionais.

Graduados em Tecnologia em Radiologia.

As turmas de pós-graduação em Tomografia Computadorizada & Ressonância Magnética, dada sua vocação tecnológica, terão o máximo de 30 alunos. Para a realização das aulas os seguintes hardwares ou softwares e equipamentos serão usados:

1 – Data Show;
2 – Microcomputadores;
3 – Anatômico e laboratórios de ciências da saúde;
4 – Estações de trabalho (workstations);
5 – Sistemas de imagem seccional.

As atividades práticas supervisionadas serão ministradas exclusivamente por profissionais altamente qualificados. Todas as práticas, sejam de cunho tecnológico ou de saúde, obedecerão rigorosamente aos protocolos internacionais vigentes.

 

Física do Radiodiagnóstico
Tecnologia em Tomografia Computadorizada
Controle Regulatório Nacional e Recomendações Internacionais
Anatomofisiopatologia Seccional por Tomografia Computadorizada
Indicações Clínicas e Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada
Grandezas e Unidades Radiológicas
Gestão Aplicada em Serviços de Radiodiagnóstico
Serviço de Radioproteção em Radiodiagnóstico e Instrumentação Associada
Controle da Qualidade e Otimização de Doses em Tomografia Computadorizada
Física e Qualidade em Ressonância Magnética
Tecnologia e Segurança em Ressonância Magnética
Bioestatística e Epidemiologia Aplicadas
Anatomofisiopatologia Seccional por Ressonância Magnética
Indicações Clínicas e Protocolos de Exames em Ressonância Magnética
Farnacologia e Segurança dos Meios de Contraste Iodados e Paramagnéticos
Testes Radiométricos em Radiodiagnóstico
Planos de Blindagem em Radiodiagnóstico
Application Consultant e Relações Comerciais em Radiodiagnóstico
Trabalho de Conclusão de Curso
  • Alexandre dos Santos Gomes
  • Aneuri Souza de Amorim
  • Jorge Henrique Ferreira Gomes
  • Juraci Passos dos Reis Junior
  • Karine Rocha Ramos da Silva
  • Luciano Santa Rita Oliveira
  • Samuel Queiroz Pelegrineli
Inicio
08/02/2020
Tipo de Curso
Presencial
Duração
15 meses
Campus
Campo Grande

COORDENADOR(A) DO CURSO

Alexandre dos Santos Gomes
Juraci Passos dos Reis Junior
Samuel Queiroz Pelegrineli.

Desconto de 40% para os 15 primeiros até 17/01/2020

minicurrículo

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ). Pós-graduado na modalidade MBA em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Graduado em Tecnologia em Radiologia. Tem experiência aplicada em Medicina (com ênfase em Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear) e em Engenharia (com ênfase em Proteção Radiológica e Segurança do Trabalho), tanto na iniciativa privada quanto na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ). Implantou e coordenou os cursos superiores de Radiologia da Universidade Castelo Branco (UCB) e da Universidade Santa Úrsula (USU), bem como o curso técnico em Segurança do Trabalho do Centro Bezerra de Araújo (CBA). Compôs o Núcleo Docente Estruturante do curso de Radiologia da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e foi professor do curso de Medicina da mesma universidade. É presidente fundador da Comissão de Ciência e Desenvolvimento do Conselho Regional de Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR-RJ) e avaliador nacional de cursos superiores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4215861091892879

Doutor e mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Graduado em Licenciatura em Física. É supervisor de proteção radiológica em instalação de Radioterapia credenciado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), portador do certificado CNEN-FT 0433. Possui título de especialista em Radioterapia, outorgado pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) sob o registro RT-0513. Atuou dois anos como físico médico júnior no Americas Oncology Center e três anos como físico médico pleno na mesma instituição. Atualmente é físico médico sênior da Clínica de Radioterapia Ingá.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239174A1

Mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Pós-graduado em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas, em projeto realizado em parceria entre o Instituto de Radioproteção e Dosimetria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (IRD/CNEN) e a Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (IAEA/UN). Graduado em Bacharelado em Física. Possui experiência como supervisor de proteção radiológica em acelerador de partícula para fins industriais ou inspeção de carga, sob o registro AI-0028 da CNEN, atendendo instalações radiativas particulares. Atua como coordenador e professor de instituição de ensino na área de Física e Radiologia. Palestrante em congressos, jornadas, simpósios e eventos na área de Radioproteção e Radiologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2534471321529628

Skip to content