• Proporcionar conhecimento da Radioterapia para trabalhar na área profissional como Operador de Radioterapia.
  • Realizar procedimentos de baixa e alta complexidade; assim como dominar tecnologias diversas e quaisquer terapias realizadas com radiações ionizantes, na prática de radioterapia;
  • Possibilitar uma abordagem ampla dos envolvendo delineamento dos órgãos de risco na tomografia computadorizada e planejamento de tratamentos com as técnicas mais modernas, Conformada, IMRT e VMAT.?
  • Gerir, implementar e gerenciar o programa de garantia de qualidade nos serviços de radioterapia;

Portadores de diploma de Graduação em Tecnólogo em Radiologia, Físicos e profissionais de área da Saúde e áreas afins.

O curso de Pós-Graduação em Operação de Equipamentos em Radioterapia trata de aspectos necessários na formação de especialistas em radioterapia, atendendo às necessidades do mercado de trabalho, capacitando o aluno para o exercício das atividades essenciais antes, durante e pós tratamento terapêutico de pacientes. O profissional estará apto a realizar as mais versáteis atividades dentro do serviço de radioterapia, participando do planejamento de tratamentos com as técnicas mais modernas como IMRT e VMAT, nas tarefas de protocolos terapêuticos empregando radiação ionizante por braquiterapia e teleterapia, confecção de moldes e bem como capacitando à submeter-se ao certame anual da CNEN para credenciamento de Supervisores de Proteção Radiológica em Radioterapia.

O grupo de docentes é composto por profissionais de alta experiência clínica e acadêmica, tendo em seu time Mestres, Doutores e Especialista, o que permitiu um curso novo com conteúdo técnico-científico inovador e com o total 450h, voltadas para a atividade desse profissional no serviço e radioterapia.

O curso será oferecido para turmas com no máximo de 30 alunos por turma. Para a realização das aulas os seguintes hardwares ou softwares e equipamentos serão usados:

1 – Data Show;
2 – Microcomputadores;
3 – Sistema de Planejamento;
4 – Acelerador linear;
5 – Sistema de Gerenciamento;

Para as atividades práticas supervisionadas em uso com acelerador linear, planejamento/gerenciamento do tratamento de pacientes, serão ministradas exclusivamente por físicos e profissionais altamente qualificados. Todas as práticas físicas ou clínicas obedecerão rigorosamente aos protocolos internacionais vigentes.

Fundamentos de Física Atômica e Nuclear
Serviço de Radioterapia
Fundamentos de Física Atômica e Nuclear
Controle de Qualidade I: Mecânicos, Segurança e Imagem
Controle Regulatório Nacional e Recomendações Internacionais
Grandezas e Unidades Radiológicas
Grandezas e Unidades Radiológicas
Fluxograma de Tratamento, Acessórios, Regulamentação Específica
Qualidade dos Raios-X e Medida da dose Absorvida
Modalidades de Imagem em Raditerapia: Tomografia, PET, Ressonância
Instrumentação Radiológica e Nuclear
Comissionamento de Aceleradores lineares
Cálculo de Unidade Monitora em Tratamentos 2D e 3D-CRT
A Alta Tecnologia: As técnicas IMRT e VMAT
Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes
Serviço de Radioproteção
Radiobiologia – Tolerância dos Órgãos de Risco
Campos Pequenos: Radiocirugia e Hipofracionamento
Estatística e Epidemiologia Radiológicas
Braquiterapia
Cálculo de Blindagem e Licenciamento para Braquiterapia e Teleterapia
Dosimetria Individual Interna e Externa
Tratamentos Especiais em Radioterapia: TBI, TSI, Neuro-Eixo
Controle de Qualidade II: Específicos de pacientes, Anual.
Trabalho de Conclusão de Curso
  • Juraci Passos dos Reis Junior
  • Leonardo Peres da Silva
  • Sc. Samuel Queiroz Pelegrineli
  • Sc. Alexandre dos Santos Gomes
  • Sc. Luciano Santa Rita Oliveira
  • Aneuri Souza de Amorim
Inicio
08/02/2020
Tipo de Curso
Presencial
Duração
15 meses
Aulas 1 fim de semana por
mês (sábado e domingo integral)
Campus
Tijuca

COORDENADOR(A) DO CURSO

M.Sc. Samuel Queiroz Pelegrineli
M.Sc. Alexandre dos Santos Gomes
Dr. Juraci Passos dos Reis Junior

Desconto de 40% para os 15 primeiros até 17/01/2020

minicurrículo

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2008). Doutorando em Engenharia Nuclear COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ – (2012). Pós-Graduação em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear em conjunto com a Agencia Internacional de Energia Nuclear – CNEN/IAEA (2011). Supervisor de Proteção Radiológica em Acelerador de Partícula para fins industriais ou inspeção de carga, registro AI – 0028/CNEN. Tem experiência em instalações na prática de ACELERADORES DE PARTÍCULAS em Inspeção de Segurança e Irradiação Industrial. Atua como coordenador e professor de instituição de ensino na área de Física e Radiologia, com ênfase em: Proteção Radiológica, Desintegração Nuclear, Radioatividade, Grandezas Radiológicas, Efeitos Biológicos das Radiações, Controle de Qualidade, Normas da CNEN, Práticas Radiativas, Equipamentos geradores de radiação ionizante, Estatística e Metodologia de Pesquisa. Palestrante em Congressos, Jornadas, Simpósios e eventos na área de Radioproteção e Radiologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2534471321529628

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ). Pós-graduado na modalidade MBA em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Graduado em Tecnologia em Radiologia. Consultor em radioproteção, controle de qualidade, imaginologia e procedimentos radiológicos. Tem experiência em Medicina, com ênfase em Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear, e em Engenharia, com ênfase em Proteção Radiológica e Segurança do Trabalho. Atuou na saúde pública do estado do Rio de Janeiro, foi supervisor de proteção radiológica da Clínica de Medicina Veterinária Dr. Paulo Gissoni, auditor de radioproteção na iniciativa privada e leciona desde 2009 no ensino técnico, pelos cursos de Radiologia e Segurança do Trabalho. Foi o implantador e coordenador do curso superior de Tecnologia em Radiologia da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ) e agente das comissões de Educação e Políticas Públicas, bem como da Câmara Técnica de Proteção Radiológica, ambas do Conselho Regional de Tecn. em Radiologia da 4ª Região (CRTR/RJ). Atualmente é coordenador do curso técnico em Segurança do Trabalho do Colégio Bezerra de Araújo (CBA) e professor do curso superior. Também é, desde 2017, presidente fundador da Comissão de Ciência e Desenvolvimento do CRTR/RJ, coordenador regional de educação do CRTR/RJ e avaliador nacional de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4215861091892879

Iniciou seus estudos em licenciatura em física na graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em (2000), finalizando-os em julho de 2005. Inciou seus estudos no Mestrado em Engenharia Nuclear, com ênfase em modelagem computacional aplicada à Física Médica pela COPPE na (UFRJ) em Março de 2005 defendeu sua dissertação em fevereiro de 2007. Iniciou o Doutorado em Engenharia Nuclear também pela COPPE em março de 2007. Em dezembro de 2011, teve o projeto de pós-doutorado aprovado junto à COPPE/UFRJ. Obteve em 2015 o título de supervisor de proteção radiológica (CNEN-FT 0433), em 2015 obteve o título de especialista em radioterapia da ABFM (RT-0513). Atuou dois anos como Físico Médico Jr. No Américas Oncology Center e 3 como Físico Médico Pleno na mesma instituição. Atualmente é Físico Médico Sênior da Clínica de Radioterapia Ingá.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239174A1

Skip to content