A pós-graduação em Medicina Nuclear & Radiofarmácia da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA) visa trabalhar as necessidades profissionais inerentes a essa área multidisciplinar, que administra fontes radioativas no organismo humano para fins diagnósticos e/ou terapêuticos.

Assim, o curso lida com profissionais aspirantes a desenvolver, dentro das atribuições pertinentes a sua própria graduação, atividades de realização de exames, operacionalização de protocolos de tratamento, manipulação de radioisótopos, cuidados e bem-estar do paciente/cliente, controle de qualidade ou gestão da proteção radiológica, em consonância com as diretrizes definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

  • Formar profissionais capazes de desenvolver desde exames cintilográficos mais tradicionais (SPECT e variações híbridas, como SPETC/CT) até exames mais modernos, como PET e suas técnicas fusionadas (PET/CT e PET/MRI).
  • Trabalhar conhecimentos inerentes aos tratamentos desenvolvidos em serviços de medicina nuclear (SMN), desenvolvendo capacidade na realização de protocolos iodoterápicos;
  • Produzir egressos dotados de expertise em controle de qualidade em medicina nuclear, seja em salas de exames, seja em ambientes de manipulação hospitalar para administração dos radiofármacos;
  • Multiplicar capacidades apropriadas ao panorama de cuidados com o cliente de medicina nuclear, gerando profissionais aptos a lidar com o gerenciamento do ciclo biológico, bioquímico e biofísico do radiofármaco neste paciente, com foco humanizado em seu bem-estar;
  • Agregar conhecimentos relativos ao ciclo industrial pré-hospitalar dos radioisótopos, o trâmite dos radiofármacos dentro do ambiente clínico e as metodologias de gerência de rejeitos, respeitando as normativas preconizadas pela ANVISA;
  • Proporcionar sólida formação no contexto da gestão de proteção radiológica em ambientes de medicina nuclear e radiofarmácia, trabalhando competências e habilidades exigidas nos exames de certificação da qualificação de supervisores de radioproteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Graduados em Tecnologia em Radiologia, Farmácia, Física e Enfermagem, em consonância com os limites legais de atuação em cada profissão desta área multidisciplinar.

As turmas de pós-graduação em Medicina Nuclear & Radiofarmácia, dada sua vocação tecnológica, terão o máximo de 30 alunos. Para a realização das aulas os seguintes hardwares ou softwares e equipamentos serão usados:

1 – Data Show;
2 – Microcomputadores;
3 – Sistemas de aquisição de imagem cintilográfica;
4 – Instalação de iodoterapia;
5 – Laboratório de manipulação de radioisótopos;

As atividades práticas supervisionadas serão ministradas exclusivamente por profissionais altamente qualificados. Todas as práticas, sejam de cunho tecnológico ou de saúde, obedecerão rigorosamente aos protocolos internacionais vigentes.

 

Fundamentos de Física Atômica e Nuclear
Serviço de Medicina Nuclear
Setores de Radiofarmácia Industrial e Hospitalar
Controle Regulatório Nacional e Recomendações Internacionais
Grandezas e Unidades Radiológicas
Controle de Qualidade no Setor de Radiofarmácia
Instrumentação Radiológica e Nuclear
Câmaras de Cintilação e Colimadores
Protocolos de Exames Cintilográficos
Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes
Serviço de Radioproteção
Controle de Qualidade da Câmara de Cintilação
Estatística e Epidemiologia Radiológicas
Iodoterapia
Cuidados Aplicados ao Paciente de Medicina Nuclear
Dosimetria Individual Interna e Externa
Tomografia por Emissão de Pósitrons e Técnicas Híbridas
Controle de Qualidade em Tomografia por Emissão de Pósitrons
Trabalho de Conclusão de Curso
  • Alexandre dos Santos Gomes
  • Aneuri Souza de Amorim
  • Desirée Yael de Senna Tavares
  • Juraci Passos dos Reis Junior
  • Luciano Santa Rita Oliveira
  • Salomão Marques de Oliveira
  • Samuel Queiroz Pelegrineli
Inicio
08/02/2020
Tipo de Curso
Presencial
Duração
15 meses
Campus
Tijuca

COORDENADOR(A) DO CURSO

Alexandre dos Santos Gomes
Juraci Passos dos Reis Junior
Samuel Queiroz Pelegrineli.

Desconto de 40% para os 15 primeiros até 17/01/2020

minicurrículo

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ). Pós-graduado na modalidade MBA em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Graduado em Tecnologia em Radiologia. Tem experiência aplicada em Medicina (com ênfase em Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear) e em Engenharia (com ênfase em Proteção Radiológica e Segurança do Trabalho), tanto na iniciativa privada quanto na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ). Implantou e coordenou os cursos superiores de Radiologia da Universidade Castelo Branco (UCB) e da Universidade Santa Úrsula (USU), bem como o curso técnico em Segurança do Trabalho do Centro Bezerra de Araújo (CBA). Compôs o Núcleo Docente Estruturante do curso de Radiologia da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e foi professor do curso de Medicina da mesma universidade. É presidente fundador da Comissão de Ciência e Desenvolvimento do Conselho Regional de Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR-RJ) e avaliador nacional de cursos superiores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4215861091892879

Doutor e mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Graduado em Licenciatura em Física. É supervisor de proteção radiológica em instalação de Radioterapia credenciado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), portador do certificado CNEN-FT 0433. Possui título de especialista em Radioterapia, outorgado pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) sob o registro RT-0513. Atuou dois anos como físico médico júnior no Americas Oncology Center e três anos como físico médico pleno na mesma instituição. Atualmente é físico médico sênior da Clínica de Radioterapia Ingá.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239174A1

Mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Pós-graduado em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas, em projeto realizado em parceria entre o Instituto de Radioproteção e Dosimetria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (IRD/CNEN) e a Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (IAEA/UN). Graduado em Bacharelado em Física. Possui experiência como supervisor de proteção radiológica em acelerador de partícula para fins industriais ou inspeção de carga, sob o registro AI-0028 da CNEN, atendendo instalações radiativas particulares. Atua como coordenador e professor de instituição de ensino na área de Física e Radiologia. Palestrante em congressos, jornadas, simpósios e eventos na área de Radioproteção e Radiologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2534471321529628

Skip to content