Profissionais na área de Fisioterapia. Os mesmos devem apresentar certificado devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação.

Geral:
Especializar profissionais fisioterapeutas da área da saúde ao conhecimento das principais disfunções dos sistemas corporais e inestéticas, bem como avaliação, planejamento e construção de protocolos de tratamentos clínicos dermatofuncional e recursos tecnológicos eletrofototerapêuticos e manuais.

Específicos:
Reconhecer as principais disfunções dermatofuncionais corporais, faciais, capilares dos sistemas tegumentar, linfático, vascular, muscular, cardiorrespiratório, digestivo, endócrino;

Eleger os métodos e técnicas de tratamento, ações preventivas de alterações dermatofuncionais procedentes dos sistemas tegumentar, linfático, vascular, muscular, cardiorrespiratório, digestivo, endócrino;

Oferecer à profissional possibilidade de atualização e aperfeiçoamento em métodos de avaliação e construção de programas de tratamentos faciais, corporais, capilares nas evidências patológicas com ênfase em dermatofuncionais, nas intervenções por ativos cosméticos cosmecêuticos, nutracêuticos eletroterapêuticos e manuais;
Formar profissionais competentes a desenvolverem projetos, elaboração de artigos e de pesquisas nas áreas de estudos concentradas na cosmetologia nos cosmecêuticos e nos nutracêuticos, evidenciando possíveis combinações com recursos eletroterapêuticos e manuais com ênfase em alterações dermatofuncionais;
Estimular o atendimento terapêutico humanizado junto à equipe multidisciplinar compreendendo a relevância que cada especialista pode oferecer aos resultados esperados pelo cliente movidos por valores éticos.

As disciplinas serão oferecidas em módulos, através de aulas expositivas teóricas, práticas, work shop, discussão de artigos científicos e casos clínicos. Como exigência de conclusão do curso será necessária à elaboração de artigo científico.

Apresentará qualificação tecnológica e científica respeitando a ética e bioética sendo capazes de acolher aos anseios de adolescentes, mulheres, homens, idosos que busquem cuidados preventivos terapêuticos, avaliações a atenção de alterações capilares, faciais, corporais, com ênfase em saúde e cosmetologia e na fisioterapia dermatofuncional. Desta forma habilitados e reconhecidos na forma da lei e regulamentados pelos seus respectivos conselhos.

Fisioterapia Dermatofuncional (os profissionais de fisioterapia irão cursar alguns módulos que são comuns a todos as profissões em uma mesma turma sendo que, o penúltimo módulo separadamente onde será oferecido disciplinas específicas que atendam a exigência do CREFITO). Estando ainda ciente que não farão o modulo de injetáveis.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil uma pesquisa de analise do potencial do mercado de beleza estética realizado em 2016 revelou que em relação aos “cuidados com o corpo: massagens e tratamentos estéticos não invasivos são serviços mais utilizados, independente da frequência: Limpeza de pele (41,2%), Academia (33,1%), Tratamento para acne/espinhas (18,6%) e Tratamento contra manchas (17,2%), sendo, que nas intervenções cirúrgicas mais desejadas: abdominoplastia (26,7%); cirurgia plástica para redução, aumento ou levantamento do seio (24,4%); cirurgia em alguma parte do rosto (22,1%); e lipoescultura (20,8%). Entre outras” Além disto, o Brasil encontra-se na quarta posição do ranking do consumo mundial de beleza e higiene, mas, setor continua avançando. E ainda se apresenta em 2º lugar segundo pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). Diante destes dados estatísticos percebemos a necessidade de oferecer um curso que acolha as alterações dermatológicas e funcionais através de uma pós-graduação Latu Senso com especialização na área de Fisioterapia Dermatofuncional que capacite profissionais desta área de saúde para atender essa demanda crescente de mulheres, adolescentes, homens, idosos pelo desejo e necessidades de atendimentos com ênfase em estética a aprimorarem seus conhecimentos em novas técnicas e métodos, pautados em pesquisas científicas, com ética e segurança para esta população.

Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

Inicio
Fevereiro 2020
Tipo de Curso
Presencial
Duração
16 meses
320 Horas-Aula

COORDENADOR(A) DO CURSO

Profª Msc. Arlete Francisca

minicurrículo

Mestrado em Avaliação pela Fundação Cesgranrio (2012).
Pós Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Dermato Funcional pela
Universidade Castelo Branco (2000). Graduação em fisioterapia pela
Universidade Castelo Branco (1999) e graduação em Formação Pedagógica
de Docentes Ciência e Biologia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2005).
Atualmente é professora e supervisora de estágio horista da Faculdade
Bezerra de Araújo. Membro do colegiado e do NDE da Faculdade
Bezerra de Araújo desde 2013.

Skip to content