Sobre o curso:

O curso de pós-graduação em Tomografia Computadorizada & Ressonância Magnética da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA) busca capacitar para o exercício seguro e avançado da realização de exames de imagem seccionais (com e sem radiações ionizantes), assim como seu controle de qualidade.

O profissional egresso é dotado de competências e habilidades para não apenas executar, mas gerenciar esse tipo de serviço, pautado nos mais difundidos protocolos internacionais de garantia da qualidade em radiodiagnóstico seccional.

Objetivo:

Formar profissionais capazes de desenvolver desde exames cintilográficos mais tradicionais (SPECT e variações híbridas, como SPETC/CT) até exames mais modernos, como PET e suas técnicas fusionadas (PET/CT e PET/MRI).
Trabalhar conhecimentos inerentes aos tratamentos desenvolvidos em serviços de medicina nuclear (SMN), desenvolvendo capacidade na realização de protocolos iodoterápicos;
Produzir egressos dotados de expertise em controle de qualidade em medicina nuclear, seja em salas de exames, seja em ambientes de manipulação hospitalar para administração dos radiofármacos;
Multiplicar capacidades apropriadas ao panorama de cuidados com o cliente de medicina nuclear, gerando profissionais aptos a lidar com o gerenciamento do ciclo biológico, bioquímico e biofísico do radiofármaco neste paciente, com foco humanizado em seu bem-estar;
Agregar conhecimentos relativos ao ciclo industrial pré-hospitalar dos radioisótopos, o trâmite dos radiofármacos dentro do ambiente clínico e as metodologias de gerência de rejeitos, respeitando as normativas preconizadas pela ANVISA;
Proporcionar sólida formação no contexto da gestão de proteção radiológica em ambientes de medicina nuclear e radiofarmácia, trabalhando competências e habilidades exigidas nos exames de certificação da qualificação de supervisores de radioproteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Público alvo:

Graduados em Tecnologia em Radiologia, Farmácia, Física e Enfermagem, em consonância com os limites legais de atuação em cada profissão desta área multidisciplinar.

Metodologia:

As turmas de pós-graduação em Medicina Nuclear & Radiofarmácia, dada sua vocação tecnológica, terão o máximo de 30 alunos. Para a realização das aulas os seguintes hardwares ou softwares e equipamentos serão usados:

1 – Data Show;
2 – Microcomputadores;
3 – Sistemas de aquisição de imagem cintilográfica;
4 – Instalação de iodoterapia;
5 – Laboratório de manipulação de radioisótopos;

As atividades práticas supervisionadas serão ministradas exclusivamente por profissionais altamente qualificados. Todas as práticas, sejam de cunho tecnológico ou de saúde, obedecerão rigorosamente aos protocolos internacionais vigentes.

Matriz curricular:

Clique aqui e acesse.

Duração

15 meses

Modalidade

Presencial

Coordenação

Msc. Alexandre dos Santos Gomes, Dr. Juriaci Passos dos Reis Junior & Msc Samuel Queiroz Pelegrineli

Pós-Graduação

Veja os demais cursos de Pós-Graduação especialmente para você.

Graduação

Conheça os melhores cursos de Graduação na área da saúde.

Home
WhatsApp
Graduação
Vestibular
Skip to content