Sobre o curso:
O curso de pós-graduação em Tomografia Computadorizada & Ressonância Magnética da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA) busca capacitar para o exercício seguro e avançado da realização de exames de imagem seccionais (com e sem radiações ionizantes), assim como seu controle de qualidade.
O profissional egresso é dotado de competências e habilidades para não apenas executar, mas gerenciar esse tipo de serviço, pautado nos mais difundidos protocolos internacionais de garantia da qualidade em radiodiagnóstico seccional.
Objetivo:
Formar profissionais capazes de desenvolver desde exames cintilográficos mais tradicionais (SPECT e variações híbridas, como SPETC/CT) até exames mais modernos, como PET e suas técnicas fusionadas (PET/CT e PET/MRI).
Trabalhar conhecimentos inerentes aos tratamentos desenvolvidos em serviços de medicina nuclear (SMN), desenvolvendo capacidade na realização de protocolos iodoterápicos;
Produzir egressos dotados de expertise em controle de qualidade em medicina nuclear, seja em salas de exames, seja em ambientes de manipulação hospitalar para administração dos radiofármacos;
Multiplicar capacidades apropriadas ao panorama de cuidados com o cliente de medicina nuclear, gerando profissionais aptos a lidar com o gerenciamento do ciclo biológico, bioquímico e biofísico do radiofármaco neste paciente, com foco humanizado em seu bem-estar;
Agregar conhecimentos relativos ao ciclo industrial pré-hospitalar dos radioisótopos, o trâmite dos radiofármacos dentro do ambiente clínico e as metodologias de gerência de rejeitos, respeitando as normativas preconizadas pela ANVISA;
Proporcionar sólida formação no contexto da gestão de proteção radiológica em ambientes de medicina nuclear e radiofarmácia, trabalhando competências e habilidades exigidas nos exames de certificação da qualificação de supervisores de radioproteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Público alvo:
Graduados em Tecnologia em Radiologia, Farmácia, Física e Enfermagem, em consonância com os limites legais de atuação em cada profissão desta área multidisciplinar.
Metodologia:
As turmas de pós-graduação em Medicina Nuclear & Radiofarmácia, dada sua vocação tecnológica, terão o máximo de 30 alunos. Para a realização das aulas os seguintes hardwares ou softwares e equipamentos serão usados:
1 – Data Show;
2 – Microcomputadores;
3 – Sistemas de aquisição de imagem cintilográfica;
4 – Instalação de iodoterapia;
5 – Laboratório de manipulação de radioisótopos;
As atividades práticas supervisionadas serão ministradas exclusivamente por profissionais altamente qualificados. Todas as práticas, sejam de cunho tecnológico ou de saúde, obedecerão rigorosamente aos protocolos internacionais vigentes.
Matriz curricular:
Duração
15 meses
Modalidade
Presencial
Coordenação
Msc. Alexandre dos Santos Gomes, Dr. Juriaci Passos dos Reis Junior & Msc Samuel Queiroz Pelegrineli