Sobre o curso:

As instituições credenciadas pelo Ministério da Educação, têm autonomia para oferecer cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência acadêmica instalada. Portanto, os cursos de especialização independem de autorização prévia, de reconhecimento e renovação de reconhecimento, porém devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

Pós-Graduação FABA: profissionais altamente gabaritados dão credibilidade aos cursos.  Grande parte com titulação acima do solicitado pelo MEC – é constituída de mestres e doutores.

Objetivo:

O objetivo do presente programa de pós-graduação é capacitar profissionais de saúde para suprir a crescente demanda pela prestação de serviços no tocante ao tratamento das questões relacionadas ao envelhecimento. Para tal fim, levando-se em consideração a acentuada complexidade do processo de envelhecimento, suas questões e das necessidades deste crescente segmento populacional, a formação do saber e a capacitação profissional serão realizadas em regime de interdisciplinaridade e de transdisciplinaridade.

Objetivos específicos:

  • Construir conhecimentos específicos acerca da Saúde do Idoso;
  • Capacitar o profissional a atender às necessidades do mercado de trabalho em relação a unidades de saúde e prestação de serviços aos idosos e seus familiares;
  • Estimular o aluno em relação ao trabalho em equipe interdisciplinar;
  • Capacitar o aluno a desenvolver estudos de realidade, pesquisa e educação continuada em Saúde do Idoso;
  • Promover o conhecimento e atualização sobre a as síndromes geriátricas e suas repercussões;
  • Possibilitar que os alunos desenvolvam conhecimentos específicos a fim de realizar avaliações diretas em pacientes idosos e compreendam a importância da abordagem preventiva e intervencionista a partir das possíveis alterações que possam ser apresentadas pelos idosos.

Público alvo:

Profissionais da área de saúde.

Justificativa:

Definido como um processo fisiológico de declínio da capacidade de manutenção da homeostase, que, consequentemente, torna o indivíduo gradativamente mais vulnerável a desfechos adversos e que culmina com a morte, o envelhecimento engloba os aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos. Destarte, este processo tem sido alvo de pesquisas, políticas e medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) salienta que o envelhecimento populacional, que ocorre a âmbito mundial, é uma experiência sem precedentes na história. Devido esse crescimento populacional se faz necessário a formação de profissionais capacitados para lidar com o universo da gerontologia.

Esse profissional poderá atuar em atendimento domiciliar, consultório, hospitais, instituto de longa permanência e entre outros lugares e estará habilitado/capacitado para oferecer e criar programas ou serviços na comunidade direcionado para idosos saudáveis bem como para idosos fragilizados, em diferentes contextos.

 

Matriz curricular:

Clique aqui e acesse.

Duração

360 horas
18 Meses

Modalidade

Presencial

Coordenação

Msc. Bruno Bessa Monteiro de Oliveira
Fisioterapeuta

Msc. Caio Vinícius Villalón e Tramont
Fisioterapeuta

 

Pós-Graduação

Veja os demais cursos de Pós-Graduação especialmente para você.

Graduação

Conheça os melhores cursos de Graduação na área da saúde.

Home
WhatsApp
Graduação
Vestibular Digital
Skip to content