Nome do curso: Especialização em Terapias Integrativas e Complementares
Área de conhecimento: Ciências da saúde / Saúde Coletiva
Tipo: Curso de pós-graduação Lato Sensu
Modalidade do Curso: Presencial

O Curso de Especialização em Práticas Integrativas e Complementares justifica-se pela necessidade de formação de profissionais especializados e aptos à prestação de serviços em Terapias Integrativas e Complementares para atender as demandas do mercado de trabalho que nos últimos anos vem se ampliando. A Portaria do Ministério da Saúde /GM nº 971 de 03 de maio de 2006 – que Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde, e a Lei Estadual nº 5471, de 10 de junho de 2009- Estabelece no âmbito do Estado do Rio de Janeiro a criação do ‘Programa de Terapia Natural’ demanda urgência na qualificação de profissionais que apliquem os princípios nelas previstos através de uma prática bem fundamentada. Este curso oferece um conteúdo abrangente possibilitando a formação de profissional consonante com os anseios e perfis atuais do mundo sendo notória a escassez de profissionais com estudos em Pós Graduação nesta área. Aos concluintes será possível à inserção nas mais diversas instituições públicas e privadas, onde poderá expressar sua capacidade de prevenir desequilíbrios, identificar e prestar assistência de qualidade às diversas situações inerentes à saúde e ao estilo de viver do usuário do serviço, de sua família, do grupo social a que pertence e da sociedade em geral.

Geral:
Capacitar o profissional em grau de especialização para desenvolver suas competências e habilidades na crítica sobre situações de saúde em seus diversos níveis e com elas construir propostas de intervenção natural e energética, segundo a perspectiva Holística, sempre apoiadas em princípios éticos, técnicos e legais. Além de desenvolver as habilidades de ensino e pesquisa na área das Práticas Integrativas e Complementares.

Específicos:
-Reconhecer o curso com um fim específico, ou seja, a caracterização da sala de aula como um espaço socialmente identificado para discussão dos princípios sociológicos, psicológicos éticos e técnicos capazes de prevenir desequilíbrios, identificar e prestar assistência de qualidade às diversas situações inerentes à saúde e ao estilo de viver do usuário dos serviços, de sua família, do grupo social a que pertence e da sociedade em geral.
– Identificar as novas propostas tecnológicas e terapêuticas que devem ser estudadas e submetidas ao escrutino da ciência, sob os novos paradigmas, mas com rigor e responsabilidade.
– Diferenciar e administrar os conceitos da ciência e filosofia, em eterna progressão, para que os profissionais possam estar aptos a prevenir desequilíbrios, identificar e prestar adequada assistência ao indivíduo e à coletividade.
– Perceber o manuseio das tecnologias duras e leves para o cuidado da saúde, segundo a perspectiva Holística.
– Conhecer e compreender a relação entre Saúde, Meio Ambiente, Indivíduo e Sociedade.
– Desenvolver as habilidades na construção e desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas e especialmente dirigidas para ações de educação em serviço e para o ensino superior sobre as terapias naturais e energéticas.
– Desenvolver projetos estimulando a construção de Monografias/Artigos Científicos/Trabalho de conclusão de cursos (TCC), através de linhas de pesquisas.
– Promover intercâmbio científico Estadual, Nacional e Internacional com a produção da formação desse Especialista tendo por princípios a universalidade, a prevenção, o dialogo social e a integralidade das ações de Saúde do Meio Ambiente, do Indivíduo e da Sociedade.
– Proporcionar eventos científicos na área de Saúde do Meio Ambiente, do Indivíduo e da Sociedade, fortalecendo a imagem da Universidade.
Ao concluir o curso, o profissional estará apto a: Desenvolver comportamento de Gestão com liderança, segurança profissional, iniciativa e criatividade, inovação e sustentabilidade quando interagir com o usuário do serviço, de sua família, do grupo social a que pertence e da sociedade em geral prestando assistência de qualidade às diversas situações inerentes à saúde e ao estilo de viver pautada em ações e ferramentas estudadas no curso, tornando-se essencial para o mercado de trabalho.

Profissionais portadores de diploma de curso de graduação ou graduação tecnológica na área de saúde e em outras áreas do conhecimento ministrado por Universidade ou Faculdade devidamente autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação cujo Conselho Federal/ Associação de Categoria Profissional reconheça a Práticas Integrativas e Complementares como uma de suas especialidades; em caráter excepcional será permitido alunos em regime especial que irão cursar as disciplinas de maneira isoladas farão jus ao certificado ao curso de extensão.

Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

Inicio
Fevereiro 2020
Tipo de Curso
Presencial
Duração
440 Horas-Aula
Campus
Campo Grande
Tijuca

COORDENADOR(A) DO CURSO

Profª Msc. Ana Carla Alves & Prof.ª Ms. Genice de Souza

minicurrículo

Mestre em Saúde Coletiva – UFF
Especialista em Saúde Pública – UFF
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa – ABACO / Pestalozzi.
Enfermeira – FABA
Terapeuta Holística desde 2003.
Atualmente é professora adjunta da Faculdade Bezerra de Araújo, da Pós Graduação e
Enfermeira Acupunturista e Esteta. Coordenadora do curso de pós graduação em Saúde Estética e Cosmetologia e Práticas Integrativas e Complementares da FABA.

Mestre em Enfermagem – UFRJ
Especialista em Obstetrícia e Metodologia do Ensino Superior – UFRJ
Habilitação em Saúde Pública – UFRJ
Enfermeira – UFRJ
Terapeuta Holística desde 1999,
Atualmente é professora adjunta da Faculdade Bezerra de Araújo, da Pós graduação e
Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Coordenadora do curso
de pós graduação em Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica, Práticas Integrativas e Complementares da FABA.

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